sábado, 23 de janeiro de 2010

ATIVIDADE 01 - PAINEL DE INSPIRAÇÃO

DESCOBRINDO FONTES DE INSPIRAÇÃO

Para encontrar fontes de inspiração, para tirar proveito visual do mundo ao redor e como utilizar suas observações na criação de projetos inovadores; é uma tarefa que depende do seu "novo" olhar para as coisas.
A inspiração para trabalhos criativos está em toda a parte. Comece dando uma volta por sua própria casa, observando-a, mas com um novo olhar. O velho papel de parede na sala (a forma com que a casa foi pintada) pode ser um ótimo fundo para uma ilustração, ou a foto de um parente pode fornecer a silhueta perfeita para o molde de uma figura de moda.
Quando você abre os olhos para o mundo, descobre que ele tem todo um potencial para despertar sua imaginação. Nos museus, um tesouro de artefatos e antigüidades inspiradoras estão à espera de interpretação artística. A nostalgia do passado sempre nos cativa.
Como artista, você deve estar sempre aberto aos estímulos visuais da vida cotidiana. Até uma compra no supermercado pode gerar novas idéias, por meio da observação da variedade vibrante de embalagens nas prateleiras. Na volta para casa, você pode pensar em exemplos arquitetônicos, paisagens ou jardins cujas formas e texturas intrigantes estimulem a sua imaginação. Seus pensamentos podem ser despertados por uma música envolvente, uma imagem em uma revista pode inspirar uma nova idéia, um bom documentário na televisão pode instigar sua energia criativa e o seu poema favorito pode evocar imagens atraentes...
... só depende de você e do seu "novo" olhar para a vida.

MORRIS, Bethan. Fashion Illustrator - Manual do
Ilustrador de Moda. São Paulo, 2007.

Exemplo:

Este é um Painel de Inspiração feito por mim, nele me inspirei em árvores, cipós da Mata Atlântica, nas cores das flores tropicais e no verde das folhagens.


Nesta outra imagem, no n°1 Uma foto em close de cavalinhas recém pescadas na praia, oferece ponto de partida para estimular as idéias criativas. Reparem nos olhos, na luz e as formas interessantes.

no n°2 em uma colagem com diversos materiais (painel de inspiração) o papel de alumínio representa a textura brilhante das escamas dos peixes, e o formato dos olhos é recriado com rodelas transparentes e tintas.

no n° 3 sçao sapatos criados com a idéia dos olhos dos peixes, desenhados com caneta marcadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário